sábado, 9 de outubro de 2010

yoga

A alguns anos comecei a me interessar por essa maravilhosa prática milenar chamada yoga.

Comecei comprando revistas falando sobre o assunto e mesmo sozinha  em meu quarto e sem orientação profissional , ja exercitava alguns ásanas (é como os yogues denominam as posturas).
Já naquela época me sentia cada dia mais apaixonada e mais tranquila a cada termino do pequeno tempo que me dedicava a cada auto-aula .
E hoje quando pratico aulas com professores qualificados , sinto que minha persepção só aumenta diante de tão completa e admiravel pratica corporal e que une mente,corpo e espírito de uma forma surpreendente e perfeita.

"É, na verdade, a prática de conectar seu corpo, mente e espírito, mas pode significar mais que isso, também. É conectar-nos com nós mesmos, com os outros, o ambiente em que vivemos e, eventualmente, com nossa verdade."( palavras de uma praticante de yoga)

Mesmo ainda engatinhando , já que sinto que talvez nem em 1000 anos conseguiria chegar a total sabedoria do que a yoga tem a oferecer a quem dela se conecta e assume como filosofia de vida, venho aqui dar meu pequeno testemunho do que nós seres humanos temos a aprender e tambem passar adiante, tudo que possa nos fazer pessoas  melhores .

E como  uma pequena discipula , posso afirmar e  recomendo a todos, que procurem pelo menos assistir a uma aula que seja, e ai sim poder constatar a diferença que irão sentir ao termino dessa  amostra do que estou tentando aqui colocar em palavras  do que tem sido e feito em mim .

Mas enfim , sei que ainda terei muito mais coisas a contar  a voces sobre as continuas transformações que minha vida e meu corpo tem esperimentado com tão bela e divina arte e filosofia.

Namastê para todos  (o Deus que habita em mim ,saúda o Deus que habita em você)

Rosangela Lessa


"Origem do Yoga


Nada sabemos como surgiu, quem foi seu criador. Apenas sabemos que a origem do Yoga remonta ao período pré-histórico, sendo que a maioria dos livros afirmam que surgiu na Índia cerca de 3.000 anos a.C, e seu criador é Shiva. No entanto, descobertas arqueológicas, em 1952, comprovam que a origem do Yoga é européia, aproximadamente de 10.000 a 15.000 anos a.C. Na gruta de Addaura, na Sícilia, Itália foi descoberta desenhos com posturas de Yoga. Vários milênios depois, o Yoga teria sido levado à Índia pelos povos mediterrâneos (drávidas) e foi conservado até hoje como o conhecemos. Ainda bem, pois se depen-desse da cultura ocidental, já teria desaparecido há muito tempo."


2 comentários:

  1. Mana, amei tanto o que tu escrevestes, esta delicadeza, que eu publiquei no meu facebook
    vc e sensacional, tem um profundo conhecimento das coisas belas e com delicadeza expressa tudo de forma surpreendente e fascinante.. brigada!

    ResponderExcluir
  2. Também acho que o Yoga é bom e ainda vou fazer um dia. Essa postura da foto, no dia que eu conseguir fazer vou me sentir.
    Amei a sua visitinha e obrigada.
    bjos

    ResponderExcluir

  SABEDORIA DE UM SHAMÃ SIBERIANO. Dicas Para Viver 1• Silencie Dedicar ao Silêncio pelo menos uma hora por dia. Precisamos de silêncio tant...